Cirurgia de Nariz (Rinoplastia)
Popularmente conhecida como a cirurgia do nariz, a rinoplastia pode ser estética, funcional quando irá melhorar a condição física do paciente para que ele tenha melhor qualidade de vida ou as duas opções ao mesmo tempo.
A cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) marca os primórdios da especialidade, uma vez que encontramos referência de técnicas de reconstrução nasal nas papiros de Ebers (1.500 a .C.) e Edwin Smith (2.200 a. C.) Como centro da face, o nariz sempre foi alvo das atenções, mostrado como símbolo da personalidade. Na antiguidade definia quem seriam Reis e Rainhas e o nariz era usado também como forma de punição para os perdedores de guerra, ladrões e traidores, onde era amputado. Neste momento da historia tinham inicio as técnicas de reconstrução nasal.
A cirurgia do nariz visa a correção de deformidades congênitas (desde nascimento, envolvendo aspectos genéticos) ou traumáticos, no caso de acidentes. O nariz deve fazer parte do conjunto arquitetônico da face, buscando, assim, proporções à mesma. A idade em que deve ser feita a cirurgia depende do tipo de correção.
Internação hospitalar: um dia.
Anestesia: geral ou local com sedação
Tempo cirúrgico: 2 horas.
Associação: correção de septo, caso a pessoa tenha dificuldades respiratórias.
Dor: no pós-operatório com analgésico comum, o paciente permanece sem dor.
Recuperação: o paciente pode voltar ao trabalho por volta de 3 a 5 dias.
Exercícios físicos: o paciente pode retornar as atividades em 20 dias.
Sol: deve-se evitar a exposição intensa.
Cicatrizes: são inaparentes (os cortes são internos).
Resultados: harmonia da face.