Redução (Mamoplastia)

Você se sente confortável e totalmente feminina…

Desproporcionalmente grandes os seios podem causar desconforto para as mulheres. Eles podem causar problemas diversos de saúde, tais como curvatura da coluna vertebral, ou dor nas costas. Sob a influência do peso da pele é esticada e flácida. A Cirurgia de Redução da Mama está ligada com dispositivos de elevação e não só melhora a aparência da mama, mas acima de tudo, aumenta grandemente o conforto e qualidade de vida dos pacientes.

As mamas têm dois importantes papéis na vida da mulher: Uma delas é a de proporcionar nutrição ao recém-nascido, ou seja, a amamentação. A outra é a que dá a mulher grande parte de sua sensualidade: a estética. Alterações no volume deste importante órgão feminino podem trazer problemas para a saúde da mulher e em sua vida social.

O aumento ou desenvolvimento das mamas inicia-se na adolescência . Às vezes, este volume pode se tornar maior do que o ideal para o corpo. E é exatamente esta a hora de procurar um médico. Estas alterações geralmente ocorrem na adolescência e no período de amamentação, quando pode haver alterações hormonais, que venham a causar um crescimento rápido e desordenado das mamas. As principais queixas de quem chega ao consultório, ressalta o cirurgião, são dores na nuca (região cervical), nas costas (região torácica e lombar), nos ombros e nas mamas (mastalgia).

No inicio, as mulheres acabam jogando o ombro para frente, para esconder seus seios, e posteriormente, isso pode vir a causar problemas de coluna. Além dos problemas de saúde, a mulher pode ter sua vida social modificada. O médico irá avaliar o volume das mamas e indicar a cirurgia, que pode ser realizada. Antes de procurar um cirurgião plástico, as pacientes são tratadas com programas de reeducação postural (exercícios pra correção da postura), analgésicos e antiinflamatórios. Estes tratamentos, surtem efeito por pouco tempo, pois o tamanho das mamas permanece igual, fazendo com que o peso mantenha o quadro de incômodo.

Anestesia: local, peridural ou geral (depende de cada paciente). A melhor escolha será feita pelo médico anestesista.

Tempo de internação: um dia.

Repouso: não há necessidade de ficar em casa (cama). Os cuidados a serem tomados são com relação a movimentação dos Braços (não elevar o cotovelo do tórax por 10 dias), não carregar peso, não carregar bolsa nos ombros.

Exercícios físicos: um mês após a cirurgia para reiniciar.

Riscos: a paciente deve ser avaliada por exames pré-operatórios e pelo médico anestesista que irá participar da cirurgia.

Idade: não existe idade ideal, depende do quadro clínico que a paciente apresente. (Após a adolescência).