Prótese de Silicone

A mama como órgão de identidade feminina, signo de feminilidade, possui uma carga simbólica. Esta simbologia que lhe é própria gera alterações psico sociais nas pacientes portadoras de deformidades. O implante de prótese de silicone tem trazido inúmeros benefícios às pacientes portadoras de hipomastia (mamas pequenas) ou amastia (ausência da mama).

O padrão estético da mulher brasileira hoje é ter mamas maiores, mais rígidas e sensuais. A cirurgia plástica para aumentar as mamas com próteses de silicone tornou-se uma prática comum e muito natural.Quem recorre a essa cirurgia geralmente, apresenta hipomastia, ou seja, possui seios pequenos em relação ao restante do corpo. Em algumas mulheres é comum o problema apresenta-se após a adolescência. Para outras, é decorrência de um regime severo ou de uma gravidez (involução mamária pós-gravídica). Nesses casos, a hipomastia geralmente vem acompanhada de flacidez na região. A solução é a colocação de prótese mamaria que se apresenta com os seguintes perfis: baixo, projetado e super projetado; de formas: anatômica ou redonda; fazendo necessária uma analise corpórea para que se encontre o equilíbrio harmônico que a paciente deseja. As incisões são:

  • Periareolar inferior: o resultado é uma única cicatriz em torno da metade inferior da aréola, mas há limitações para inclusão da prótese de acordo com o tamanho da aréola da paciente.
  • Axilar: a cicatriz é quase invisível e a prótese será colocada, via de regra, debaixo do músculo peitoral.
  • Infra-mamária: é aplicável em todos os casos e a cicatriz fica escondida no sulco da mama.A cirurgia não interfere na amamentação uma fez que a prótese é colocada atrás da glândula mamaria.

Cirurgia: Inclusão de Prótese de silicone.

Parte do corpo: Mama.

Intenção: Feminilidade, sensualidade, harmonia.

Idade recomendada: a partir dos 17 anos (final da puberdade).

Anestesia: depende de cada caso, devendo ser avaliado pelo médico anestesista que participara da cirurgia.

Duração da cirurgia: em média 2 horas.

Permanência no hospital: depende da anestesia (12-24 horas).

Cicatriz: pequena mais ou menos 4 cm de cada lado à localização pode ser: Infra-mamaria, areolar e axilar depende de cada caso.

Exercícios físicos: após um mês.

Atividades comuns dois dias após cirurgia.