Orelhas abano (Otoplastia)
Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.
Os apelidos mais desgastantes são dados as pessoas que apresentam orelhas em abano ocasionando com freqüência transtorno social.
Normalmente isto ocorre no período escolar onde a criança acaba perdendo o interesse de ir para a escola. O que não livra o adulto de levar o apelido para toda vida.
As alterações podem ser congênitas onde as cartilagens se formam e se posicionam inadequadamente formando um ângulo cefalo-conchal (distancia entre a cabeça e a concha da cartilagem da orelha) muito aberto; outras alterações que se associam são na forma da anti-helix. Desta forma a orelha fica em evidencia destoando com a cabeça.
É importante realçar que o aspecto da orelha não tem relação com o grau de inteligência do individuo como algumas pessoas costumam falar.
Cirurgia: correção de alterações da orelha.
Internação: Geralmente realizado em regime ambulatorial (após cirurgia pode ir embora).
Anestesia: a escolha é discutida com o medico anestesista que avalia cada paciente a fim de proporcionar segurança e conforto ao mesmo.
Tempo cirúrgico: 2 horas.
Idade adequada: a partir dos 7 anos.